Desde 1979, o JEBD & CEST vem trabalhando para oferecer aos nossos alunos uma educação de excelente qualidade, baseado na filosofia de educar seus alunos para que se tornem cidadãos capazes de interpretar a realidade e nela interferir, visando ao bem-estar comum e preservando o equilíbrio do meio ambiente.
Diversas são as tendências pedagógicas que marcaram a tradição da educação brasileira: a tradicional, a renovada e a tecnicista, cada uma, em seu tempo, influenciada por grandes movimentos educacionais internacionais e também por especificidades da nossa história político-social.
Nosso compromisso é com a educação progressista, objetivando a adequação dos conteúdos à participação ativa e crítica do cidadão na sociedade. Para isso, faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais provoquem a reconstrução crítica do pensamento e da ação dentro e fora da sala de aula. Daí a importância do envolvimento e do dinamismo nas atividades desenvolvidas, proporcionando ao nosso aluno o diálogo com os conteúdos que lhe são transmitidos e a consequente construção do conhecimento. Por meio da interação em diferentes situações, o educando se apropria das ideias, previamente estabelecidas e adequadas ao seu contexto social.
O processo de construção da aprendizagem significativa requer da criança uma intensa atividade subjetiva, pois consiste em estabelecer relações entre o que ela já sabe e aquilo que é novo.
A questão central da aprendizagem significativa está no vínculo substancial das novas ideias e conceitos com a bagagem cognitiva do aluno, conforme Pérez Gómez. Cabe, portanto, ao professor o papel de mediar, na sua prática educativa, os conhecimentos que os alunos possuem, oriundos das experiências sociais, afetivas e cognitivas.
O JEBD & CEST, de forma sistemática, tem a missão de planejar e organizar a sua prática educativa dentro dessa perspectiva, promovendo, assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos educandos.
Por esse caminho, o JEBD & CEST visa à formação de cidadãos críticos e proativos, responsáveis e que respeitem os princípios do processo de humanização.
Acreditamos que integrar educação e conhecimento é ter compromisso com uma educação significativa.
Trabalhamos para que, ao longo dos anos finais do Fundamental, os alunos:
• dominem a escrita e a leitura, comunicando-se de forma competente;
• utilizem o raciocínio lógico para compreensão e expressão crítica e criativa;
• compreendam o ambiente natural, seus fenômenos e transformações e se reconheçam como parte dele;
• ampliem sua capacidade de preservar a natureza, a partir das ações do dia a dia;
• relacionem seus conhecimentos de Geografia, História e Política e tirem suas conclusões por meio de exercícios de dedução;
• incorporem o gosto por todas as formas de arte e registrem o seu “fazer” como sua expressão;
• utilizem os recursos tecnológicos para ampliar suas aquisições;
• exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;
• tenham compromisso com o sentido de humanidade;
• construam vínculos, respeitem as diferenças, saibam atender e ser atendidos;
• valorizem a família de forma cada vez mais consciente;
• tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e conhecimentos.
Enfim, que sejam felizes, convivam em harmonia e gostem de aprender.